Dicas de venda

Como tornar o processo de compra de casa menos desgastante para os seus compradores

Não há dúvida de que comprar uma propriedade é uma experiência desgastante. Mas comprar uma casa num país estrangeiro assume um novo nível de complexidade. Desde as questiúnculas jurídicas ao planeamento financeiro, há imensas coisas que podem fazer com que até o mais sensato dos compradores considere deixar de lado os seus sonhos de uma vida no estrangeiro e procurar a segurança do lar.

Mas, onde existe um desafio, existe uma oportunidade, como se diz. E, neste caso, é uma oportunidade para si.

How to make the house purchase process less stressful for your buyers

Facilite a vida dos seus compradores

Lembre-se das vendas de casas anteriores que fez. Durante que partes do processo os seus compradores se deparam com obstáculos? Em retrospetiva, houve alguma coisa que pudesse ter feito para melhorar as coisas?

Discutimos anteriormente no nosso podcast as perspetivas do comprador, explorando as histórias de compras com as quais os agentes e os seus compradores pudessem aprender. Aqui escolhemos algumas das partes mais desgastantes do processo de compra e analisamos o que você que podia fazer para ajudar a reduzir o desgaste.

Uma procura de propriedade confusa

Pode ser difícil lidar com demasiada escolha. Fale com os seus compradores sobre o que eles procuram exatamente, ouça atentamente, faça perguntas pertinentes e assegure-se de que eles levaram em conta todos os aspetos da sua nova casa. Aproveite a sua experiência com tipos de compradores similares para ajudar nas discussões e evitar erros.  

Deslocalizar uma família

Se descobrir que há crianças envolvidas na mudança, forneça informações úteis sobre escolas locais bem como o processo de inscrição que possa envolver. Da mesma forma, informe-se sobre as regras relativas à migração de animais de estimação para o país e ajude os compradores a perceberem o que está implicado.

Lidar com as informações de se reformarem em Espanha

Os expatriados que estiverem a planear reformar-se em Espanha terão necessidades diferentes das dos outros compradores. Ajude-os a colocarem-se numa posição excelente na vida explicando um pouco sobre onde deverão dirigir-se para obterem informações sobre a solicitação de pensões, como funciona o sistema de saúde e como conseguirem ter acesso ao mesmo na área local. De forma educada, lembre aos compradores que precisam de considerar as suas necessidades para um período de 20 anos, não apenas para o momento atual. A longo prazo, eles ficar-lhe-ão agradecidos.

Escolher uma casa de férias que também irá ser arrendada

Se o seu comprador estiver à procura de uma casa que pode deixar desocupada parte do ano, converse com conhecimento de causa sobre as coisas que tornam um arrendamento popular. Sugira coisas que eles possam não ter pensado sobre escolherem uma localização que fique perto de um aeroporto internacional e recomende ferramentas úteis como o Skyscanner, para verificarem as opções de voo.

Discuta os aspetos jurídicos de arrendar uma casa de férias em Espanha, por exemplo, o facto de ser ilegal nalgumas áreas ter autorização para o fazer através do AirBnB – certifique-se de que os compradores percebam a importância de verificarem as regras locais antes de tomarem decisões.  

Perceber as questões jurídicas

Ninguém espera que se torne um especialista jurídico, mas trata-se de dar aos seus compradores um pouco de conhecimento do processo e como garantirem de que tudo seja feito como deve ser feito. Tome conhecimento dos vários documentos envolvidos na compra de uma casa – provavelmente, estes serão diferentes do que o seu comprador está habituado em casa.  

Sugira a utilização de um advogado multilingue para verificar todos os contratos e assegure-se de que os documentos estejam corretos. Explique um pouco a diferença entre um notário e um solicitador – as pessoas internacionais podem não estar familiarizadas com a necessidade de um notário. Onde for relevante, abra-se com os seus compradores em relação aos problemas a que assistiu em transações anteriores e como é que foram resolvidas.

Entender as finanças

Discuta os orçamentos com antecedência – se os compradores estiverem com dificuldades, sugira que usem a calculadora do orçamento do Kyero. Recorde-os no início do processo de que irão precisar de abrir uma conta bancária em Espanha e solicitar um número NIE (Número de Identificação de estrangeiros). Ajude a estabelecerem as suas expetativas sobre a forma como isto pode consumir tempo e ofereça todas as dicas que aprendeu com os outros compradores que já passaram por isto antes.  

Seja aberto com os compradores em relação aos vários custos adicionais que eles podem esperar enfrentar. Das despesas notariais aos depósitos de transferência de impostos, os seus compradores podem não estar familiarizados com estes encargos e enfrentar dificuldades se os mesmos não forem contabilizados com antecedência.

Quando receber uma nova consulta, considere cuidadosamente o tipo de comprador que estiver à sua frente. Ao aproveitar a sua experiência, antecipando as dificuldades e tentando facilitar o processo, tem a possibilidade de melhorar largamente a experiência dos seus compradores. Não apenas isso irá significar que você mesmo adquire uma reputação de prestar um excelente serviço, mas irá posicionar-se como um especialista nas vendas de imóveis internacionais e receberá ótimas críticas (e, consequentemente, novos clientes) no decorrer do processo.

 

Leave a Reply