Relatórios de mercado

Relatório Internacional de Vendas Externas 2.º Trimestre de 2018

Os números informam a boa tomada de decisão, é o que costumamos dizer. E é por isso que achamos que é importante partilharmos consigo o nosso relatório de compradores internacionais todos os trimestres. Pode então usá-lo para decidir a direção em que deseja seguir com o seu negócio.

Reunimos os dados mais úteis do nosso Relatório Internacional de Vendas de Casas para o 2.º Trimestre de 2018.

As tendências deste trimestre

Os dados do 2.º Trimestre mostram uma história semelhante à do 1.º Trimestre com uma perspetiva geralmente positiva. As vendas internacionais aumentaram 3,93% ano a ano até quase 26 000 no trimestre. As compras dos compradores estrangeiros não mostram nenhuns sinais de redução, representando mais de 16% do total de vendas de casas.

Onde compram os compradores internacionais?

A partir do nosso relatório de atividades internacionais, podemos ver onde estão os hotspots em termos de investimento internacional. Como no 1.º Trimestre, Alicante continua a ser a província mais popular junto dos compradores estrangeiros, representando 48% das vendas de casas. É um aumento de 17% no mesmo período do ano passado. E, mais uma vez, as ilhas lideram as tabelas com Tenerife em segundo lugar, seguido de Las Palmas em terceiro e as Baleares em quinto. Málaga, a joia da Costa del Sol, inverte a tendência aparecendo na quarta posição.

Como pode agir relativamente a esta questão?

Há já algum tempo que as ilhas mantêm a popularidade, por isso não é de surpreender que os imóveis nestes locais sejam ótimos para ter nos seus registos. As pessoas continuam a afluir à área graças às fortes comunidades de expatriados, ao estilo de vida descontraído e à luz do sol durante o ano inteiro.

Ao publicitar os seus imóveis, por exemplo, ao anunciá-los num portal internacional como o Kyero, vale a pena vender as virtudes da vida na ilha. Inclua fotografias bonitas das áreas costeiras e arredores para ajudar os visualizadores de longa distância a imaginarem-se a viver lá. Saiba mais sobre o que incluir na sua galeria de fotos para poder ajudar os seus imóveis na ilha a destacarem-se no meio da multidão e atraírem mais compradores internacionais.

Que locais estão a aumentar de ou a perder popularidade?

Embora ainda possam estar no topo da lista dos mais populares neste trimestre, nem todas as notícias são positivas para as ilhas. Começamos por ver uma desaceleração nas vendas dos imóveis nas ilhas. As Baleares, por exemplo, estão 20% abaixo das vendas em relação ao 2.º Trimestre de 2017 e Tenerife e Las Palmas também estão a ver os números em queda. Em alternativa, onde é que as pessoas estão a optar por comprar?

Já mencionámos que Alicante cimentou o seu lugar no topo da lista de vendas de casas por mais um trimestre, mas não é coincidência que Málaga também tenha subido do quinto para o quarto lugar em termos de vendas de casas ano a ano. Seguindo esta tendência, as vendas de casas de Múrcia aumentaram 26%, enquanto os números de Castellon subiram uns surpreendentes 41%. Isto sugere uma preferência emergente para as compras estrangeiras nos locais costeiros à volta da Espanha continental. É um padrão que escolhemos no 1.º Trimestre de 2018 e, obviamente, ficaremos de olho nele ao longo do próximo ano.

A maior subida deste trimestre foi a do interior de Cáceres, com a sua impressionante cidade medieval cercada por muralhas. Embora apenas com base em 42 compras, a província exibe um aumento de 75% nas vendas desde a mesma altura, no ano passado. As vendas nas cidades populares de Sevilha, Madrid e Valência também continuam a crescer, pois os investidores internacionais procuram casas novas ou segundas casas nestas áreas cosmopolitas.

O que isto significa para si?

Esperamos que o amor dos expatriados pelas ilhas não desapareça em breve. Mas, vemos um aumento dos compradores internacionais que querem o melhor dos dois mundos – restaurantes, entretenimento, belas praias e um estilo de vida descontraído, além do fácil acesso às cidades do continente de relevância cultural. E tudo sem os custos de vida associados à vida na ilha.

Agora está na altura de começar a alargar a sua rede. Fique a conhecer as Costas, saiba sobre os locais populares de expatriados na costa, bem como aqueles situados um pouco mais no interior. Os compradores internacionais estão a ter mais cuidado com os seus orçamentos, já que procuram obter o máximo possível pelo seu dinheiro. Portanto, quando elaborar os seus anúncios, pense em chamar a atenção para os aspetos dos seus imóveis que ofereçam uma boa relação qualidade/preço – desse modo, terá a certeza de conseguir muita atenção por parte dos potenciais compradores.

Fique atento às futuras atualizações. Iremos garantir que continuemos a trazer-lhe os grandes dados que o possam ajudar a tomar grandes decisões.

Leave a Reply